Manaus, 6 de novembro de 2024

Ainda melhor que o perfume do chá de maçã com canela, são os benefícios que ele traz. E, para intensificá-los, basta adicionar o açafrão da terra, também conhecido como cúrcuma.

O chá de maça com canela e açafrão da terra é bastante usado na medicina tradicional indiana, o ayurveda. Os três ingredientes possuem propriedades sinérgicas, que se potencializam mutuamente.

“A canela é conhecida por seus compostos antioxidantes. Já a maçã tem propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, especialmente na casca. A cúrcuma, por sua vez, é fonte de um dos mais poderosos antiinflamatórios que existem na natureza, a curcumina. Então, a ação combinada desses três ingredientes é muito poderosa”, explica a nutricionista Patrícia Leite.

A mistura leva a uma melhora do funcionamento do intestino com a combinação das fibras solúveis da maçã, potencializada pela canela e a cúrcuma. Esses alimentos também regulam os níveis de insulina do corpo, melhorar a metabolização do açúcar no sangue.

O sabor do chá é levemente adocicado e picante. Em países orientais, a composição de frutas e especiarias é tão querida que chega a ser vendida em versões industrializadas.

Para que a bebida traga ainda mais benefícios para o corpo, a nutricionista aconselha a incluir outros ingredientes na mistura. “O ideal é que o chá tenha um pouquinho de gordura, que pode vir de uma pitada de pimenta do reino, de um pouco de óleo de coco ou de chia. Com essa fonte de oleosidade, o corpo consegue absorver ainda melhor a curcumina”, afirma a especialista.

Receita do chá de maçã, açafrão e canela

Ingredientes:

•Uma maçã;
•Um pau de canela;
•Uma colher de chá de açafrão.

Modo de preparo:

Misture os ingredientes, cubra de água e coloque para ferver. Quando atingir o ponto de ebulição, reduza o fogo e continue cozinhando por mais 15 minutos. Coe e sirva.

Além do chá, uma compota natural ou uma geleia de maçã com cúrcuma e canela pode ser uma alternativa para o consumo. O trio também pode ser usado como base para molhos aromáticos de proteínas animais, como um chutney.

Fonte: Metrópoles
Foto: Reprodução