Manaus, 6 de novembro de 2024

Na noite deste sábado (31), o Amazonas viu uma vitória quase garantida escorregar das suas mãos após um empate em 1 a 1 com o Ceará, em partida válida pela 24ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, realizada na Arena Amazonas. Com um jogador a menos desde a metade do segundo tempo, a equipe da casa foi incapaz de segurar o resultado e permitiu que o Ceará aproveitasse a superioridade numérica para igualar o placar.

O único gol do Amazonas foi marcado por Erick Varão, enquanto Recalde foi o responsável pelo empate do Vozão. O resultado mantém o Amazonas na 12ª posição da tabela, com 32 pontos, enquanto o Ceará, com 36 pontos, ocupa a 6ª colocação, perdendo uma posição na tabela.

O jogo começou animado, com o Amazonas demonstrando mais iniciativa desde os primeiros minutos. Logo aos dois minutos, Diego Torres conseguiu invadir a área do Ceará, forçando a defesa adversária a agir. O ataque continuou a pressionar e, aos seis minutos, Erick Varão aproveitou um cruzamento preciso de Matheus Serafim para abrir o placar com um cabeceio certeiro.

O Ceará teve dificuldades para criar oportunidades durante a primeira etapa. Somente aos 15 minutos, o Vozão tentou um ataque com Saulo Mineiro, que foi desarmado por Jiménez antes de concluir a jogada. Aos 20 minutos, Rafael Ramos tentou um cruzamento, mas a bola passou por cima do gol.

O Amazonas respondeu com mais uma tentativa aos 33 minutos, quando Matheus Serafim fez uma jogada individual e cruzou para Ezequiel, que teve seu chute bloqueado. Sem mais grandes oportunidades, o primeiro tempo terminou com a equipe da casa em vantagem.

O Ceará voltou do intervalo com uma postura mais ofensiva. Logo aos três minutos, Saulo Mineiro teve uma chance que acabou passando por cima do gol. Aos 11 minutos, David Ricardo balançou as redes, mas o gol foi anulado por impedimento. Dois minutos depois, Saulo Mineiro teve nova oportunidade cara a cara com o goleiro Marcão, mas a bola saiu pela linha de fundo.

O Amazonas só conseguiu reagir ofensivamente aos 16 minutos, quando Ênio invadiu a área e finalizou para uma defesa de Richard. O goleiro cearense ainda conseguiu pegar o rebote e evitar um segundo gol.

A situação do Amazonas piorou aos 27 minutos, quando Mirando recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, deixando o time com um a menos. A partir daí, o Ceará pressionou intensamente e conseguiu o empate aos 41 minutos. Recalde aproveitou um momento de desatenção da defesa do Amazonas, que estava desorganizada após a saída do goleiro Marcão, e chutou forte para igualar o placar.

O empate foi um golpe duro para o Amazonas, que viu a oportunidade de subir na tabela ser comprometida pela pressão final do Ceará. Com o jogo terminado, a equipe amazonense terá que se recuperar para as próximas rodadas da Série B, enquanto o Ceará segue em busca de consolidar sua posição no G-4 da competição.