Manaus, 11 de setembro de 2024

Policiais da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Derce) prenderam, nesta segunda-feira (15), Douglas Gustavo Guimarães Campos, 22, e Paulo Victor de Oliveira Repolho, 24, em Manaus. Segundo a polícia, eles ameaçavam divulgar fotos íntimas de vítimas nas redes sociais e algumas tiveram as imagens expostas em grupos de mensagem.

Douglas, segundo o delegado Antônio Randon, titular da Derce, era o “cabeça” e administrava duas páginas nas redes sociais. Já Paulo era o dono da conta bancária onde as quantias eram depositadas quando eles extorquiam as vítimas.

Cada foto era vendida por R$ 50 e as fotos eram conseguidas após os celulares das vítimas serem invadidos pela dupla, que tinha conhecimento tecnológico para isso. Douglas teria criado ainda um site onde colocava as fotos como se as mulheres estivessem oferecendo serviços sexuais.

A polícia chegou até a dupla após uma vítima de 22 anos registrar um Boletim de Ocorrência (BO) informando que o celular havia sido hackeado e que um perfil fake havia a procurado dizendo que tinha fotos íntimas dela.

A jovem, no entanto, não acreditou e ignorou, mas depois ficou sabendo que as fotos já haviam sido divulgadas e ela não fazia ideia como era possível.

A dupla foi autuada por extorsão, invasão de dispositivo informático de uso alheio e falsa identidade. Douglas foi preso no conjunto Tiradentes, bairro Aleixo, Zona Centro-Sul, e Paulo foi preso dentro da Derce.