Manaus, 11 de setembro de 2024

A um passo da Série B do Campeonato Brasileiro, o Amazonas FC encara, neste sábado (7/10), o jogo mais importante de sua curta e vitoriosa história. A Arena da Amazônia será o palco onde a Onça-pintada vai enfrentar o Botafogo-PB, com grandes chances de conquistar o acesso inédito à Segundona. Válido pela última rodada do quadrangular final da Série C, o duelo decisivo está marcado para 17h (de Manaus).

Todos os mais de 40 mil ingressos disponibilizados para a partida foram vendidos. A expectativa é que o recorde de público da Arena da Amazônia de 44.896 pessoas seja quebrado. Em caso de acesso do clube aurinegro, o futebol amazonense retornará à segunda divisão nacional após 17 anos.

“O futebol amazonense está em ascensão e neste sábado, temos a oportunidade de, no nosso primeiro ano de gestão, viver mais um momento histórico com o Amazonas, que é o clube que nos representa. A Série B é elite do futebol brasileiro, que conta com 40 times, e estamos muito confiantes de que o Amazonas será um desses times. E isso tudo é mérito do clube e do povo amazonense”, declarou o presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ednailson Rozenha.

Campanha da Onça-pintada

O Amazonas FC pode coroar a primeira participação da história na Série C com o segundo acesso nacional consecutivo. O clube aurinegro foi o terceiro colocado na primeira fase, e iniciou o quadrangular final com duas derrotas seguidas para o próprio Botafogo e Paysandu, mas reagiu depois da troca de Rafael Lacerda por Luizinho Vieira no comando técnico.

Com o novo treinador, a Onça-pintada engatou três vitórias seguidas contra Volta Redonda (dentro e fora de casa) e Paysandu, e chega à última rodada com nove pontos, na vice-liderança do grupo C. A vitória histórica de virada sobre o Papão no Mangueirão lotado deixou o clube dependendo apenas das próprias forças para se manter na zona de classificação à Série B. Além disso, em caso de vitória aurinegra e um tropeço do Paysandu, a equipe amazonense ainda garante vaga na grande final da Série C.

Histórico do confronto

Amazonas e Botafogo-PB já se enfrentaram outras duas vezes nesta edição da terceira divisão. Na primeira fase, os times empataram sem gols no estádio Carlos Zamith. Já no quadrangular do acesso, o Belo venceu por 2 a 1, em João Pessoa (PB), mas desta vez, chega sem chances de classificação.

Foto:Deborah Melo/FAF

Portal 092