Manaus, 14 de setembro de 2024

Com uma área cenográfica de aproximadamente 25 mil metros quadrados, onde será implantado o primeiro parque temático com esculturas de grandes dimensões relativas à natureza amazônica, o prefeito de Manaus, David Almeida, assinou, na manhã desta quarta-feira, 26/7, a ordem de serviço para a construção da segunda etapa do parque Amazonino Mendes, entre as zonas Norte e Leste da capital. A obra está orçada em R$ 35 milhões, com prazo de entrega de 12 meses.

Na ocasião, o chefe do Executivo municipal destacou que a obra busca transformar a realidade dos moradores, mudando o eixo turístico para as zonas Norte e Leste da capital.

“Com a construção desse espaço, nós mudamos o eixo turístico da cidade. Temos um olhar por toda Manaus, a prefeitura está trabalhando por toda a cidade, mas nós temos o olhar diferenciado aqui para as zonas Norte e Leste, que merecem esses investimentos. Aqui temos a primeira etapa que já está em andamento, e hoje assinamos a ordem de serviço para a segunda etapa, que é a parte temática do parque, a parte do entretenimento e lazer para as pessoas que vão utilizar esse espaço, para melhor servir a população da cidade de Manaus”, afirmou Almeida.

A assinatura aconteceu no canteiro de obras da intervenção, entre as avenidas Isaías Vieiralves e Olívia de Menezes Vieiralves, entre os bairros Novo Aleixo e Tancredo Neves. A segunda etapa da construção foi licitada e teve como vencedora a empresa Lopes e Marinho Ltda., contratada para obras e serviços de engenharia, conforme a concorrência 007/2023, feita pela Comissão Municipal de Licitação (CML). O projeto arquitetônico é assinado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

“A partir de amanhã, a empresa vencedora já começa a executar os trabalhos da parte artística e da parte cênica que são os brinquedos, a nossa fauna, a nossa flora amazônica, enfim, vai ser um cenário que vai resgatar e valorizar a nossa fauna amazônica e isso vai ser fundamental. Esse parque vai ser um diferencial nacional, e eu tenho certeza de que ele vai ser motivo de orgulho para a zona Norte e zona Leste, quando isso tudo estiver entregue”, frisou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.

A construção terá cenários interativos temáticos, com rampas de escaladas, escorregadores, área molhada, entre outros. Nos cenários será possível encontrar estruturas gigantes como animais da Amazônia com alturas de 3 metros a 8 metros, além de jacarés, pirarucu e até uma iguana. Todas as figuras ligadas à floresta serão manuseadas como brinquedos lúdicos para os pequenos e interativos para os adultos.

No projeto, estão esculturas gigantes de araras, papagaios, árvore temática, arbustos; outro cenário para representar os insetos, com abelhas, libélulas, centopeias, aranha e flores; o parque dos macacos, com os animais de cabeça preta, o macaco-guariba e o famoso macaco-prego; e um outro temático para os anfíbios, com iguanas, jacaré, ovos, cobras e lagartos. Um dos cenários será de área molhada, com cabeças de jacaré e peixes, como tucunaré e pirarucu, sapos, tartarugas, arraias e a vitória-régia.

“A gente participou da licitação e conseguiu avançar pela nossa qualificação técnica e hoje estamos sendo contemplados com o resultado final desse projeto. O parque é baseado nos elementos, nos animais da Amazônia, então nós criamos elementos que possam ter interatividade com as crianças, trabalhando  também com a inclusão. Então hoje essa área ganha um presente muito grande para as  famílias, para as crianças que vão poder participar, desenvolver e sonhar com essa floresta”, completou o empresário e artista plástico, Rossy Amôedo.

Primeira etapa

A primeira etapa do parque, já em construção, é uma parceria da atual gestão municipal com o governo do Estado, e será entregue no aniversário da cidade de Manaus, em outubro de 2023.

Com cerca de um quilômetro de extensão, ela inclui desde quiosques gourmet, playground, quadras poliesportivas, pista de caminhada até ciclovia, estacionamentos, academia ao ar livre, espaço multiuso e play pet.

Também estará contemplado nessa entrega para outubro o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPs), que terá 626,20 metros quadrados de área construída.

A ciclovia, a faixa verde arborizada e a pista de caminhada são um conjunto no complexo, que vão percorrer todos os equipamentos do novo espaço público construído na gestão do prefeito David Almeida, percorrendo desde a estrutura urbana até o residencial, ligando mobiliários de ponta a ponta.

A terceira etapa de construções no parque, a estrutura de um habitacional com 180 unidades, tem previsão de conclusão para junho de 2024, tendo o projeto recebido ajustes após sondagens e terraplenagem no terreno. O habitacional está dividido em três blocos distintos de cinco pavimentos cada, com vagas de estacionamento para carros e motos. Entre os blocos, serão construídas calçadas arborizadas e mais playgrounds.

Intervenção

A intervenção vai dar aos bairros do Novo Aleixo e Tancredo Neves uma área inédita de lazer e turismo para a população, sendo o primeiro parque linear dessa escala na capital.

Planejado para ser um espaço multigeracional e atender todas as faixas etárias e grupos de população, como Pessoas com Deficiência (PcDs), o local será multiuso e servirá para abrigar diversas atividades, desde esportivas, como a zumba, quanto culturais, com apresentação de artistas.

Com uma área tão rica e um tecido urbano a ser reabilitado, o projeto vai criar uma área pública de qualidade, entremeadas por calçadas arborizadas e mobiliários de uso coletivo, permitindo aos moradores resgatar os vínculos e o senso de pertencimento com os espaços ao ar livre e às margens de um igarapé.

— — —

Texto – Beathriz Torres / Semcom e Cláudia do Valle / Implurb

Fotos – Ruan Souza e João Viana / Semcom