Manaus, 6 de novembro de 2024

Após um bloqueio que durou mais de um mês, a rede social X começou a voltar a funcionar para usuários no Brasil nesta quarta-feira (9/10). A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, na terça-feira (8/10), permitiu que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) notificasse as prestadoras de serviços de telecomunicações para liberarem o acesso à plataforma.

O bloqueio da rede social X havia sido imposto em 30 de agosto, como parte de uma decisão judicial que visava controlar conteúdos considerados prejudiciais ou falsos disseminados na plataforma. A decisão de Moraes de desbloquear o acesso marca um retorno gradual da rede social ao cenário digital brasileiro, com as operadoras tendo sido informadas para proceder com o desbloqueio.

No Brasil, existem mais de 20 mil empresas de telecomunicações, o que implica que o processo de retorno do acesso à rede social será gradual. Assim como ocorreu com o bloqueio, a liberação do acesso pode levar tempo para atingir todos os usuários, dependendo das operadoras.

Desde a noite de terça-feira, vários usuários começaram a relatar, em outras plataformas como a BlueSky, que já conseguiam acessar a rede social X novamente. Contudo, outros usuários ainda encontraram dificuldades para acessar o serviço. À medida que a manhã avançava, alguns relatos indicaram que mais pessoas estavam conseguindo entrar na plataforma.