O Governo do Estado atualizou o boletim de estiagem que registrou 60 municípios em situação de emergência devido à seca no Amazonas, na quarta-feira (25) que, além de diminuir drasticamente o nível dos rios, essencial para a mobilidade e abastecimento da população, facilita queimadas na floresta.
Quase 610 mil moradores no estado sofrem com o fenômeno, assim como animais, que têm morrido de sede, por causa da alta temperatura da água restante e o fogo nas matas. Não há previsão de retomada de chuvas constantes. Presidente Figueiredo e Apuí são as exceções na lista de cidades afetadas.
O número de pessoas e famílias afetadas pela estiagem no estado é dinâmico e baseia-se nas informações disponibilizadas pelos municípios que alimentam o S2iD – Sistema Integrado de Informações sobre Desastres da Defesa Civil.
Esses números são atualizados e corrigidos diariamente, podendo sofrer alterações para mais ou para menos, de acordo com os ajustes realizados pelas autoridades municipais, visando a precisão dos dados.
Informativo conta com atualizações dos sistemas de monitoramento