Manaus, 23 de agosto de 2025

A Coreia do Norte testou sua arma Haeil-5-23 de ataque subaquático não tripulada com capacidade nuclear em resposta a grandes exercícios conjuntos dos Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul, informou a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA) nesta sexta-feira (19).

“Exercícios marítimos conjuntos foram realizados novamente nas águas da ilha de Jeju durante três dias a partir de 15 de janeiro, com o envolvimento do porta-aviões nuclear dos EUA Carl Vinson e do cruzador Aegis Princeton e navios de guerra da” Força de Autodefesa “marítima japonesa e da marinha da Coreia do Sul”, disse a agência norte-coreana KCNA. “Em resposta a isso, o Instituto de Sistemas de Armas Subaquáticas da Academia de Ciências de Defesa da Reoúbçica Popular Democrática da Coreia conduziu um importante teste de seu sistema de armas nucleares subaquáticas ‘Haeil-5-23’ em desenvolvimento no Mar do Leste [Mar do Japão] da Coreia.” 

Publicidade

A postura de combate subaquática baseada em armas nucleares da Coreia do Norte “está a ser ainda mais completada e as suas várias ações de resposta marítimas e subaquáticas continuarão a dissuadir as manobras militares hostis das marinhas dos EUA e dos seus aliados”, afirma o relatório.

Em 23 de março de 2023, a Coreia do Norte anunciou que tinha testado um submersível robótico com capacidade nuclear, que pode causar um “tsunami radioativo superpoderoso” ao explodir.

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.