Manaus, 22 de novembro de 2024

Uma ação conjunta entre a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 74ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Borba (a 151 quilômetros de Manaus), Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Guarda Civil Municipal (GCM), prendeu, na quinta-feira (1°/02), e um homem e uma mulher de 41 e 45 anos, por suspeita de envolvimento no feminicídio de Miss Lene Matos da Fonseca. O crime ocorreu no dia 18 de dezembro de 2023, naquele município.

Conforme o delegado Jorge Arcanjo, da 74ª DIP, as investigações apontaram que o autor do crime foi Renato Barros de Souza, que era companheiro de Miss Lene. O indivíduo efetuou um disparo de espingarda na vítima, que não resistiu aos ferimentos e foi a óbito. Em seguida, ele fugiu com os três filhos do casal.

“Os infratores presos são irmãos de Renato, ambos moram ao lado da residência do casal. Foi constatado que logo ao ouvirem os disparos, o homem e a mulher foram até residência e obstruíram os vestígios do delito, trocaram as roupas da vítima e também limparam o chão do imóvel, caracterizando fraude processual”, disse o delegado.

Segundo a autoridade policial, o caso gerou grande repercussão na cidade e, de imediato, as diligências iniciaram. Jorge Arcanjo relatou que as equipes policiais tiveram conhecimento que Renato estaria escondido com os filhos em uma comunidade ribeirinha, com base nisso, foram ao local, mas só os filhos e os irmãos foram encontrados, já o infrator conseguiu fugir.

“Os irmãos de Renato tiveram seus mandados de prisão temporária cumpridos. Já as crianças foram levadas ao Conselho Tutelar do município, sendo entregues para a avó materna em seguida”, informou o delegado”, informou o delegado.

Renato Barros de Souza também está sendo investigado pelo disparo de arma de fogo que atingiu o filho dele, de 9 anos. Fato ocorreu seis dias antes do feminicídio da companheira.

Procurado

A PC-AM solicita a quem tiver informações sobre o paradeiro do infrator, que entre em contato pelo número 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). A identidade do informante será mantida em sigilo.

De acordo com Jorge Arcanjo, diante de todos os fatos levantados e depoimento da vítima, o suspeito teve a prisão preventiva decretada pela Justiça, com parecer favorável do Ministério Público do Amazonas (MP-AM).

“Contamos com a colaboração da população para que possamos localizar o paradeiro do infrator”, afirmou.