Os moradores do município de Careiro (a 88 quilômetros de Manaus) contam com mais acesso a serviços de cidadania com a instalação da unidade de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) do Amazonas. O governador Wilson Lima entregou, na quarta-feira (10/04), a estrutura que está localizada na rodovia BR-319, próximo ao Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Professora Maria Adelaide Marinho Hortência.
“Essa é mais uma unidade móvel no interior do nosso estado, trazendo diversos serviços de cidadania e inclusão para a população, conforme determinação do governador Wilson Lima. Temos nesta unidade diversos serviços, como carteira de identidade nacional, crédito da Afeam, cadastro de currículos, entre outros. Esse é o trabalho que transforma”, explicou a titular da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Jussara Pedrosa.
A unidade móvel foi transferida de Manaus e agora estará de forma permanente na cidade. Os municípios já contemplados com unidades do PAC são: Humaitá, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, Tefé, Tabatinga, Manacapuru, Itacoatiara, Iranduba e Rio Preto da Eva.
No PAC do Careiro, é possível emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN), com atendimento da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), carteirinhas de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), da Pessoa com Deficiência (CIPcD), cadastro no programa Idoso Empreendedor, e formulário para o Passa Fácil e Passe Livre.
O jovem Vinícius da Conceição, 17, foi até o PAC móvel retirar a sua primeira carteira de identidade. “Estou muito feliz por ter tirado minha carteira. Eu acho muito importante porque o local onde nós fazíamos antes custava demais, e eu estava com dificuldade de tirar minha, mas dessa vez deu certo”, declarou.
A dona de casa, Elite da Silva, 38, foi até à unidade para dar entrada no RG do seu filho. Ela afirma que o serviço vai trazer mais praticidade para a vida de muitas famílias na cidade. “Agradeço muito por esse PAC em nossa cidade, porque eu estava precisando tirar a carteira de identidade do meu filho para poder receber os auxílios no Governo. Além disso, vai ajudar muito a tirar outros documentos em nossa própria cidade”, destacou.
A unidade do PAC móvel tem capacidade de oferecer 12 postos de atendimento simultâneos, com serviços especializados de órgãos como: Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Agência de Fomento do Estado do Amazonas Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas (Afeam), (Amazonprev), Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz) e Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo (Setemp).
Futuramente, é previsto que a unidade também receba serviços da Receita Federal e do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon Amazonas).
FOTOS: Mauro Neto/Secom
Com informações da acessória