Manaus, 22 de outubro de 2024

Na manhã desta terça-feira (16), a Polícia Federal realizou uma operação no Amazonas, resultando em quatro prisões preventivas, oito medidas cautelares, 18 mandados de busca, apreensão e o sequestro de 44 veículos em Manaus e Tabatinga. O alvo foi um grupo criminoso envolvido no aliciamento e financiamento de ‘mulas’ para o tráfico interestadual de drogas.

As investigações apontam para a existência de uma rede que recrutava e financiava indivíduos para transportar drogas, especialmente para São Paulo. Durante a operação, foram identificados os receptadores das drogas e as próprias ‘mulas’, além da prisão em flagrante de um suspeito com mais de 10 kg de entorpecentes no Aeroporto Internacional de Manaus.

Além disso, a investigação revelou os responsáveis pela lavagem de dinheiro do grupo, utilizando pessoas interpostas, empresas fictícias e outras técnicas para ocultar os recursos ilícitos, incluindo a compra e venda de veículos.

As medidas judiciais visam obter provas dos crimes investigados e aprofundar a apuração sobre a origem e destino das drogas, bem como identificar outros envolvidos no esquema. O grupo enfrentará acusações por tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, com penas que podem ultrapassar 30 anos de prisão.