As Forças Armadas da Rússia estão prestes a realizar manobras militares no Caribe, segundo informaram autoridades dos Estados Unidos a diversos veículos de imprensa internacionais. Nas últimas semanas, navios e jatos militares russos têm sido monitorados, e espera-se que em breve estejam nas proximidades do território norte-americano.
A agência Associated Press (AP), que confirmou a informação com outras fontes do governo dos EUA, relatou que a quantidade de navios e jatos envolvidos é “notável”, mas Washington não está preocupada com a presença deles em uma área tão próxima aos Estados Unidos.
Embora a presença militar russa no Caribe não seja uma novidade, esta movimentação ocorre em um momento de tensão elevada entre Washington e Moscou. Recentemente, o presidente norte-americano Joe Biden autorizou a Ucrânia a utilizar armas fornecidas pelos EUA para atingir áreas específicas do território russo, intensificando o conflito entre os dois países.
O presidente russo, Vladimir Putin, sempre considerou essa ação uma linha vermelha que não deve ser cruzada. No entanto, a CBS News informou que o envio da frota russa ao Caribe não está relacionado com a decisão de Biden. Segundo a emissora, essas manobras militares já estavam planejadas há algum tempo e é improvável que sejam uma resposta direta de Moscou.