Na última quarta-feira (11), um homem identificado como Mateus Nogueira foi brutalmente espancado após ser confundido com um ladrão no Conjunto Senador João Bosco, localizado na zona Norte de Manaus. De acordo com relatos dos familiares, Mateus havia saído de casa com o intuito de visitar uma amiga, mas, ao se dirigir ao endereço, acabou batendo na porta errada.
O morador da residência, sem ao menos verificar do que se tratava, reagiu com violência, iniciando uma agressão física contra Mateus. A situação se agravou ainda mais quando o agressor chamou outras pessoas para participar das agressões, intensificando o ato de violência contra Mateus.
Mesmo diante das agressões, a vítima conseguiu informar aos policiais que era autista, na tentativa de interromper o espancamento e esclarecer o mal-entendido. No entanto, Mateus foi algemado e colocado dentro de uma viatura, sem que os policiais tomassem as devidas providências para averiguar a real situação. Até o momento, não há informações se o homem foi levado a um hospital para tratamento médico ou detalhes sobre o estado de saúde dele após o ataque.
A família de Mateus decidiu organizar uma manifestação pública em busca de justiça. Eles questionam tanto a reação desproporcional dos moradores envolvidos nas agressões quanto a conduta dos policiais que não ofereceram o apoio necessário à vítima. O protesto está marcado para este sábado (14/09), e acontecerá em frente a um supermercado localizado na Avenida Torquato Tapajós.