Manaus, 21 de novembro de 2024

Uma mulher de 25 anos foi libertada após quase uma década sendo mantida em cativeiro pelo próprio tio. A jovem foi resgatada entre quinta-feira (19) e sexta-feira (20), em uma operação da Polícia Civil do Espírito Santo, no município de Jucuruçu, uma área de difícil acesso no extremo sul da Bahia. O caso chocante revela que a vítima havia desaparecido em 2015, em Rio Bananal, Espírito Santo, e só conseguiu entrar em contato com a família recentemente, por meio das redes sociais.

O reencontro emocionante entre a jovem e o pai foi registrado em vídeo pela Polícia Civil, e as imagens repercutiram nas redes sociais, comovendo o público. A operação de resgate, que exigiu uma logística complexa, foi elogiada pelas autoridades. “Após quase 10 anos de buscas, conseguimos localizar a vítima graças ao contato que ela fez com a família. Agimos prontamente para organizar a operação, que foi um sucesso”, declarou o delegado Fabrício Lucindo, chefe da 16ª Delegacia Regional de Linhares, no Espírito Santo.

O sequestro e o abuso

De acordo com o relato da jovem, ela foi sequestrada em 2015, quando tinha apenas 15 anos. O responsável pelo crime é o próprio tio, um homem de 43 anos, que passou a coagi-la desde 2014, quando ambos ainda moravam em Rio Bananal. Conforme documentos do Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES), o primeiro abuso sexual ocorreu quando o tio descobriu que a adolescente mantinha interações com colegas da escola, o que gerou um comportamento possessivo e abusivo por parte dele.

A partir de então, a jovem passou a viver sob constantes ameaças e abusos. O sequestrador mantinha a jovem trancada e a ameaçava com represálias contra sua família, caso tentasse fugir ou pedir ajuda. Ela foi levada para Jucuruçu, onde viveu em cativeiro por quase dez anos, sofrendo agressões e sendo isolada do mundo externo.