Manaus, 21 de outubro de 2024

No período de 1º de janeiro a 7 de março, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP) confirmou mais de 2,5 mil casos de dengue no estado. Esses dados foram divulgados no Informe Epidemiológico das Arboviroses em 7 de março.

Até o momento, o total de casos confirmados de dengue no estado é de 2.595, com confirmação realizada por critério laboratorial ou clínico-epidemiológico, conforme registrado no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e no Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).

O Ministério da Saúde também registra sete mortes em investigação pela doença no Amazonas.

Ampliação da vacinação no Amazonas

Na quinta-feira (7), os doze municípios do Amazonas ampliaram a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de até 14 anos.

No primeiro momento, a vacina foi destinada aos municípios: Manaus, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Barcelos, São Gabriel da Cachoeira, Careiro, Nova Olinda do Norte, Manaquiri, Santa Isabel do Rio Negro, Autazes e Careiro da Várzea.

Conforme a FVS, os municípios integram a região de saúde reconhecida pelo Ministério da Saúde como “Manaus, entorno e Alto Rio Negro”, área que atende análise da equipe do MS para recebimento das doses.

Prevenção

A melhor forma de evitar as arboviroses é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação de mosquitos transmissores das doenças, segundo a FVS-AM.