Manaus, 20 de julho de 2024

Itália – A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), modelo KC-30, com capacidade para transportar 230 passageiros, chegou na Itália, nesta segunda-feira (9), onde ficará aguardando orientações para seguir ao aeroporto de Tel Aviv, em Israel, para resgatar brasileiros que estão no conflito entre o país e o Hamas. Mais de mil pessoas já pediram para voltar para o Brasil.

.

(Foto: Força Aérea Brasileira/Divulgação)

Segundo os últimos dados do Itamaraty, três brasileiros, que também têm cidadania israelense, estão desaparecidos. Outro, que estava hospitalizado, já recebeu alta.

O Ministério da Defesa confirmou no último domingo (8) que os integrantes da missão estão aguardando um posicionamento do Ministério das Relações Exteriores (MRE) para iniciar a viagem até a área de guerra. O governo federal informou que seis aeronaves devem ser enviadas para o resgate.

As aeronaves usadas na operação serão duas do modelo KC-30, que têm capacidade para até 230 passageiros; duas KC-390, com capacidade para até 80 passageiros; e outras duas VC-2, com capacidade para até 40 passageiros.

“Nossa ideia é que esse avião fique na Itália aguardando essas coordenações finais junto ao MRE. Nós estamos com militares nossos junto à embaixada de Israel e nas demais embaixadas da região também, para que possamos fazer as primeiras levas, trazer os primeiros brasileiros de lá para cá”, explicou o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno.

 A informação é do D24AM