Manaus, 15 de outubro de 2024

Estreando com duas apresentações no Teatro Amazonas, o Balé Folclórico do Amazonas (BFA) realiza mais um grande espetáculo nesta terça e quarta-feira (17 e 18/10), às 20h. Em “Lendas”, o corpo artístico faz um resgate histórico e lúdico inspirado na cultura e lendas amazônicas. A classificação é livre.

Em um vislumbre contemporâneo, cheio de cores e risos de cunhatãs e curumins, “Lendas” é um espetáculo de dança para a infância e para toda família. Valorizando a ligação do passado com o presente, a apresentação é um trabalho para explorar todos os sentidos e memórias emotivas.

Segundo Eduardo Amaral, um dos coreógrafos do espetáculo, o roteiro do trabalho fala sobre as diversas lendas que compõem o arcabouço cultural da região, como a Matinta Pereira, Curupira e Vitória Régia. A expectativa é sempre intensa para que o público goste do trabalho.

“Nós tentamos levar essas lendas para o nosso público, para deixar na mente das pessoas, principalmente dos jovens, das crianças e dos mais velhos também, que ouviram histórias de causos e contos. A gente está com muita ansiedade, na verdade, para saber se esse tipo de trabalho vai funcionar”, conclui o coreógrafo.

O BFA

Criado em 2001, o Balé Folclórico do Amazonas é referência em danças folclóricas, apresentando, em grandiosos espetáculos, os elementos das culturas tradicionais da região, como os rituais indígenas e o cotidiano dos ribeirinhos.

O grupo integra os Corpos Artísticos do Estado, com a proposta de resgate das danças e costumes tipicamente amazonenses que, aos poucos, estão sendo esquecidos. Seu repertório conta com espetáculos marcantes, como “Beiradão”, “Herança Africana”, “Cenas Amazônicas”, “Encantos da Amazônia”, “Ritos Amazônicos”, “Bem do interior”, “Causos de Cunhã” e “Dança do Sol”.

Fotos: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Com informações da acessória