A cafeína é uma substância encontrada em alimentos como café, guaraná e cacau. Ela é um poderoso estimulante, que espanta o cansaço, melhora a disposição e aumenta o foco.
De alguns anos para cá, a cafeína em versão concentrada e isolada passou a ser utilizada por atletas após estudos mostrarem que o suplemento potencializa a resposta muscular, aumentando força, velocidade e resistência. Ela atua no organismo combatendo a concentração de adenosina, um marcador biocelular que reduz a atividade corporal e induz ao sono.
No entanto, a utilização do suplemento deve ser feita sob a orientação de um profissional de saúde – uma vez que é preciso avaliar os prós e os contras da indicação individualmente.
Quando em excesso, a cafeína pode provocar dor de cabeça, desconforto gastrointestinal, taquicardia, insônia, nervosismo e tremor. Também é uma substância que pode levar à dependência.
O consumo não deve ultrapassar 6 mg/kg, o que equivale a cinco xícaras para uma pessoa de 65 quilos.
O nutricionista esportivo Isaac Nunes, de Brasília, explica que o suplemento pode ser usado todos os dias, mas a quantidade a ser ingerida deve ser cuidadosamente dosada de acordo com os outros hábitos alimentares da pessoa.
“Quanto maior a frequência que você tomar e em maior quantidade, mais rápido o seu corpo se acostuma com ela e você sente menos tantos os benefícios como os efeitos colaterais. O recomendado, portanto, é usar a cafeína apenas como pré-treino e não exagerar na dose”, aconselha ele.
A indicação é tomar a suplementação entre uma hora e 30 minutos antes do treino e evitar a ingestão à noite.
Quais são os efeitos do uso da cafeína:
1 – Aumenta a energia
Bem integrada à alimentação, a cafeína pode ser uma aliada para melhorar a disposição.
2 – Ajuda no emagrecimento
Um termogênico natural, o suplemento acelera o metabolismo e ajuda na queima de gordura.
3 – Controla o apetite
O suplemento, assim como a bebida, aumenta a sensação de saciedade.
4 – Melhora o foco
O suplemento ajuda a manter o foco, pois estimula o sistema nervoso.
5 – Permite treinar mais pesado
A cafeína aumenta a tolerância ao esforço físico intenso, adiando o cansaço e a fadiga.
6 – Acostuma o corpo
O uso contínuo pode levar o corpo a se acostumar, ou seja, com o tempo, a suplementação pode ser tornar ineficaz por isso é preciso controlá-la.
Contraindicações
No caso dos suplementos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda como limite o consumo de até 200 mg de cafeína por dia para adultos saudáveis.
O máximo que pode ser atingido durante o dia é de 400 mg, mas considerando os hábitos alimentares brasileiros, a agência aponta que já ingerimos em média 171 mg ao dia sem nem recorrer aos estimulantes em pó.
A cafeína é contraindicada para pessoas hipertensas, mulheres grávidas, crianças e adolescentes. A suplementação não deve ser feita por pessoas ansiosas ou que tenham problemas para dormir.
Fonte: Metrópoles
Foto: Reprodução