Manaus, 25 de julho de 2024

A Campanha Anual de Vacinação Antirrábica Animal, prossegue em Manaus com o cronograma da etapa urbana que tem a meta de imunizar 255 mil animais na capital. Esta semana, as equipes de vacinadores e registradores que executam o serviço, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), estão percorrendo 16 bairros de todas as zonas geográficas da cidade.

As equipes atuam em duplas (um vacinador e um registrador), de segunda-feira a sábado, das 8h às 12h, em visitas casa a casa. Além disso, o CCZ está oferecendo a vacina em três pontos fixos: Centro de Convivência Padre Pedro Vignola (rua Tupinambá, 119, Cidade Nova); no Centro de Convivência da Família e do Idoso (rua Barreirinha, 14, quadra 45, São José); e na sede do CCZ, onde a vacina fica disponível durante o ano todo, de segunda a sexta, de 8h às 16h.

Na zona Norte, os bairros que recebem a visita são Cidade de Deus, Aliança com Deus, Raio de Sol e Francisca Mendes. Na zona Sul de Manaus, os bairros contemplados são Betânia, Crespo, Morro da Liberdade, Santa Luzia, Educandos e Colônia Oliveira Machado.

Os bairros Coroado, Armando Mendes e Distrito Industrial, na zona Leste, também serão visitados pelas equipes do CCZ neste período.  E, na zona Oeste, a força-tarefa concentra as ações no Tarumã-Açu (União da Vitória), comunidade São Pedro e Campos Sales.

O gerente do CCZ, Rodrigo Araújo, explica que o imunizante é disponibilizado durante o ano todo, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h, na sede do Centro de Controle de Zoonoses.

“É importante ressaltar o compromisso que os tutores devem ter com a saúde coletiva, protegendo seus animais com a vacina, que é obrigatória e deve ser recebida anualmente”, observa.

Cronograma

Zona Norte

28/9 – Aliança com Deus

29/9 –  Raio de Sol

30/9 – Francisca Mendes

Zona Sul

27/9 –  Morro da Liberdade

28/9 –  Santa Luzia

29/9 – Educandos

30/9 – Colônia Oliveira Machado

Zona Leste

25 a 27/9 –  Coroado

28 a 30/9  – Armando Mendes e Distrito Industrial

Zona Oeste

26 a 28/9 – Comunidade São Pedro

29/9 – Comunidade São Pedro / Campos Sales

30/9 –  Campos Sales

Fotos – Artur Barbosa/Semsa