Manaus, 22 de dezembro de 2024

O X, anteriormente conhecido como Twitter, anunciou o encerramento de suas operações no Brasil neste sábado (17), após mais de uma década de atuação no país. A decisão abrupta, comunicada durante uma reunião geral convocada no mesmo dia, pegou de surpresa os cerca de 30 funcionários que ainda integravam a equipe no Brasil. Até a aquisição da plataforma por Elon Musk, em novembro de 2022, o escritório brasileiro chegou a empregar mais de 100 pessoas, mas as demissões em massa e cortes sucessivos reduziram drasticamente o quadro.

A reunião em que a notícia foi dada foi realizada de forma emergencial e, segundo relatos, muitos dos colaboradores nem chegaram a tomar conhecimento do convite a tempo de participar.

A empresa justificou a decisão como uma medida de proteção à equipe, alegando ameaças do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de prisão a seus representantes no país.

“Ontem à noite, Alexandre de Moraes ameaçou nosso representante legal no Brasil com prisão se não cumprissemos suas ordens de censura. Ele fez isso em uma ordem secreta, que compartilhamos aqui para expor suas ações”, diz comunicado.

A empresa afirmou que Moraes optou por “ameaçar nossa equipe no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal”. A nota ainda mencionou uma ordem sigilosa do ministro que prevê a prisão de representantes da plataforma em caso de descumprimento de ordens judiciais.

Leia nota completa:
Ontem à noite, Alexandre de Moraes ameaçou nosso representante legal no Brasil com prisão se não cumprissemos suas ordens de censura. Ele fez isso em uma ordem secreta, que compartilhamos aqui para expor suas ações.

Apesar de nossos inúmeros recursos ao Supremo Tribunal não terem sido ouvidos, o público brasileiro não ter sido informado sobre essas ordens e nossa equipe brasileira não ter responsabilidade ou controle sobre se o conteúdo é bloqueado em nossa plataforma, Moraes optou por ameaçar nossa equipe no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal.

Como resultado, para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossa operação no Brasil, com efeito imediato.

PUBLICIDADE

O serviço X continua disponível para a população brasileira.
Estamos profundamente tristes por termos sido forçados a tomar essa decisão. A responsabilidade é exclusivamente de Alexandre de Moraes.

Suas ações são incompatíveis com o governo democrático. O povo do Brasil tem uma escolha a fazer – democracia, ou Alexandre de Moraes.

Na noite passada, Alexandre de Moraes ameaçou nosso representante legal no Brasil com prisão se não cumprirmos suas ordens de censura. Ele fez isso em uma ordem secreta, que compartilhamos aqui para exportar suas ações.

Apesar de nossos numerosos recursos ao Supremo Tribunal Federal não terem sido ouvidos, de o público brasileiro não ter sido informado sobre essas ordens e de nossa equipe brasileira não ter responsabilidade ou controle sobre o bloqueio de conteúdo em nossa plataforma, Moraes optou por ameaçar nossa equipe no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal.

Como resultado, para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossas operações no Brasil, com efeito imediato.
O serviço X continua disponível para a população do Brasil.

Estamos profundamente tristes pelos termos que foram solicitados a tomar essa decisão. A responsabilidade é exclusiva de Alexandre de Moraes.

Suas ações são incompatíveis com um governo democrático. O povo brasileiro tem uma escolha a fazer – democracia ou Alexandre de Moraes.