Manaus, 25 de julho de 2024

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), levou a divulgação do “#SouManaus – Passo a Paço 2023”, o maior festival de artes integradas da região Norte do país, que será realizado nos dias 5, 6 e 7 de setembro, no centro histórico, para quatro pontos de Parintins, segundo município mais populoso do Estado do Amazonas.

A ação de divulgação do evento iniciou na última quarta-feira, 28/6, em quatro pontos da cidade: no Aeroporto Regional Júlio Belém, no complexo Terminal Hidroviário de Parintins, no Turistódromo da Amazonastur e na área externa do Bumbódromo. De acordo com o Governo do Amazonas, o município, conhecido como a “Ilha da Magia”, recebeu cerca de 120 mil turistas do mundo inteiro para o 56º Festival Folclórico.

Durante a ativação, que encerrou às 18h deste domingo, 2/7, as equipes da Prefeitura de Manaus distribuíram folhetos do #SouManaus e explicaram como será a dinâmica dos palcos e apresentações de artistas locais e nacionais durante o megaevento, que este ano promete ser o maior das últimas edições.

O diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, enfatiza que a estratégia de massificar a divulgação do festival, tem como objetivo não apenas trazer turistas, mas, principalmente investidores.

“O festival em 2022, movimentou mais de R$ 10 milhões na economia local. Vale salientar que 6,3% do PIB nacional é proveniente da Cultura. Ou seja, investir na cultura é um bom negócio: gera emprego e renda, leva entretenimento e fortalece os movimentos identitários da nossa cidade. O #SouManaus é o segundo maior do Brasil em multiculturalidade e agora estamos trabalhando para ele trazer economicidade para a gestão”, afirmou Cardoso.

Em 2022, os espaços do “#SouManaus – Passo a Paço” chegaram a atingir capacidade máxima de público, reunindo mais de 380 mil durante os dias do festival. Para a edição deste ano, a Prefeitura de Manaus já confirmou a presença das atrações nacionais Zeca Pagodinho, Zé Felipe, Kevin o Chris, Marina Sena, Léo Magalhães e Humberto Gessinger, além de reunir mais de 600 atrações locais de diferentes segmentos, como gastronomia, moda, dança, teatro, cinema, música, artesanato, arte circense, dentre outros.

A manicure Ângela Maria Silva, de 28 anos, moradora de Parintins disse que vai prestigiar o evento e pretende levar toda a família. “Eu não sabia que tinha essa festa. E olha que tenho casa lá (em Manaus). Já que o evento é de graça e vai cair no feriadão de setembro, então eu vou aproveitar e levar todo mundo comigo. Eu quero muito conhecer a Virgínia e o Zé Felipe, e o MC Kevin o Chris também”, finalizou.

Divulgação

Em parceria com a Semcom, a Manauscult continuará levando ações de divulgação do evento para outros municípios. A ativação do #SouManaus2023 já passou por Santarém (PA), Parintins (AM), e na sexta-feira, dia 14/7, é a vez de Salinópolis, no Pará.

“A divulgação do evento durante o Festival Folclórico de Parintins, e também no Pará, atende uma decisão acertada do prefeito David Almeida, de mostrarmos ao turista regional e nacional, que a capital do Amazonas os espera para um grande evento nos dias 5, 6 e 7 de setembro, o #SouManaus, que ganhou nova dimensão na atual gestão”, destaca o secretário municipal de Comunicação, Israel Conte.

— — —

Texto – Emanuelle Baires / Manauscult

Fotos – Divulgação / Manauscult