Manaus, 20 de julho de 2024

O Estrela do Norte/Manaus Futsal está confirmado como representante do Amazonas na primeira edição do Campeonato Brasileiro de Futsal Adulto Masculino, competição inédita que dá largada no calendário nacional da modalidade a partir de 2024. O anúncio aconteceu na manhã desta segunda-feira (18/12), em Foz do Iguaçu (PR), com a presença dos representantes dos 20 clubes participantes e das federações.

Segundo o presidente de honra do Estrela do Norte, Cleudinei Lopes, a participação do clube é resultado da conquista do título da Taça Brasil de Futsal da Primeira Divisão de 2023 e também da manutenção da parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio do prefeito David Almeida, que este ano abraçou o projeto da equipe que tem base na Zona Leste da capital amazonense.

“Depois do título da Taça Brasil, esse é mais um momento histórico do Estrela do Norte no esporte. Definitivamente estamos no mapa do futsal nacional com essa confirmação da vaga no Brasileiro de Futsal de 2024. Gratidão ao prefeito David Almeida pelo apoio e suporte da prefeitura e também aos demais patrocinadores que estão conosco desde o início da caminhada. Jogar um campeonato tão importante é motivo de orgulho, mas também de muita responsabilidade”, disse o dirigente do Estrela do Norte.

Longa duração
De acordo com a Confederação Brasileira de Futsal (CBFs), a competição será realizada no período de maio a novembro de 2024. Os 20 clubes participantes são os seguintes: Estrela do Norte-AM, Remo-PA, Sampaio Corrêa-MA, Fortaleza-CE, Ceará-CE, Sport-PE, Náutico-PE, CRB-AL, América de Natal-RN e Apodi-RN, Costa Rica-MS, Sapezal-MT, Sorriso-MT, Yeesco-RS, Passo Fundo-RS, Chopinzinho-PR, Concórdia-SC, América Mineiro-MG, Cruzeiro-MG e Vasco da Gama-RJ.

O Campeonato Brasileiro de Futsal começará em 2024 com 20 times e já prevê ampliação — os times da edição inicial foram escolhidos pela entidade levando em consideração critérios como estrutura, ginásio, orçamento e visibilidade. O número de participantes aumentará para 24 em 2025, e a competição contará com acesso e descenso a partir de 2026.

O Brasileiro terá fase de grupos e mata-mata. Serão dois grupos de dez times e jogos de todos contra todos dentro do grupo. Oito equipes de cada chave avançam ao mata-mata, que terá jogos de ida e volta nas oitavas, quartas, semifinais e final.

No mapa do esporte
Presente na solenidade de anúncio dos 20 clubes participantes do Brasileirão de Futsal em Foz do Iguaçu, o presidente da FAFs, Marcelo Galvão, falou sobre a importância de ter um representante do Amazonas na competição nacional.

“A presença do Estrela do Norte no Brasileiro é uma vitória para o clube e também para a federação, pois mostramos a nossa força e nosso poder de organização para receber jogos de altíssimo nível. Essa é uma conquista para o salonismo amazonense”, destacou o dirigente da federação local.

Assessoria de Imprensa do Estrela do Norte-AM:
Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785
Fotos: Agência Emanuel Sports & Marketing