Manaus, 11 de dezembro de 2024

A Espanha é a primeira finalista da edição de 2024 da Eurocopa. Nesta terça-feira (9), os espanhóis venceram a França por 2 a 1, de virada, na Allianz Arena, em Munique (Alemanha), e agora estão a um passo de se isolarem como os maiores campeões do torneio, com quatro títulos.

Kolo Muani colocou a França na frente no começo do jogo. Yamal, com um golaço, e Dani Olmo viraram o jogo para a Espanha ainda na etapa inicial.

O gol de Yamal significou mais um recorde para o atacante. Jogador mais jovem a disputar a Euro, também se tornou o mais novo a marcar um gol no torneio. Ele chega à marca com 16 anos e 362 dias de idade. O feito pertencia a Johann Vonlanthen, suíço que foi às rede. com 18 anos e 141 dias na edição de 2004. Curiosamente, os dois bateram o recorde em jogos contra a França.

Agora, a Espanha aguarda o vencedor do confronto entre Inglaterra e Holanda na outra semifinal. A partida entre as seleções será disputada nesta quarta-feira (10), às 16h (de Brasília), no Signal Iduna Park.

Classificação e jogos
Eurocopa
A final da Eurocopa será disputada no próximo domingo (14), às 16h (de Brasília), no Estádio Olímpico de Berlim. Caso vença, a Espanha chegará a quatro títulos e se isolará como a maior campeã da competição — está empatada com a Alemanha, com três.

Como foi o jogo
O começo de jogo teve domínio da Espanha, mas a França foi letal com Mbappé garçom. Ao seu melhor estilo, a seleção espanhola começou o duelo tendo a posse de bola e trocando passes no campo de ataque. Do outro lado, a França optou por deixar as linhas de marcação baixas e apostar em contra-ataques. A estratégia deu certo. Sem máscara pela primeira vez desde a estreia na Euro — quando lesionou o nariz —, Mbappé serviu Kolo Muani no lance que colocou os franceses na frente.

A Espanha buscou a virada ainda na etapa inicial, e os papéis se inverteram. O gol francês não abalou os espanhóis, que buscaram a virada com dois lances de brilho individual. Em quatro minutos, Yamal e Dani Olmo deixaram a defesa na saudade duas vezes e colocaram a Fúria na frente. Com o placar contra, a França mudou sua estratégia e passou a subir a marcação, enquanto a Espanha parou de pressionar tanto.