A Polícia Civil de Goiás prendeu em flagrante, nesta terça-feira (4), uma filha de 55 anos por maltratar e pegar o dinheiro da sua mãe, uma idosa de 91 anos. As investigações iniciaram após denúncia anônima feita ao disque-denúncia da DEAI (Delegacia Especializada de Atendimento ao Idoso).
Uma equipe especializada, composta por policiais, psicóloga e assistente social, se dirigiu ao local dos fatos, no Setor Campinas, em Goiânia. Ao chegar na residência, a equipe foi recebida pela autuada, que tentou negar a presença de qualquer idosa no local. No entanto, com perspicácia e investigação, os policiais descobriram a verdade.
A idosa foi encontrada acamada em um ambiente completamente insalubre, sem iluminação e com cheiro forte. Ela apresentava sinais de desnutrição severa, com lesões no corpo e sem capacidade de comunicação. Devido ao estado de saúde grave, foi acionado o Corpo de Bombeiros para prestar os primeiros socorros. A idosa foi internada em estado gravíssimo de desnutrição.
A prisão ocorreu no âmbito da Operação Desumanus, que está em sua 13ª fase e tem como objetivo combater os crimes de maus-tratos e exploração financeira contra idosos.
Exploração financeira
Segundo a Polícia Civil, a autuada havia se apossado do cartão bancário da vítima, utilizando seus proventos para a aquisição de bebidas alcoólicas, deixando de custear o básico para a sobrevivência de sua mãe.