Manaus, 23 de julho de 2024

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realizou ajustes no edital do concurso público que disponibiliza 62 vagas para o Amazonas e uma para Roraima. Em decorrência das novas alterações, as inscrições agora terão início na próxima segunda-feira, 18 de dezembro. O edital contempla 63 vagas para os cargos de pesquisador e tecnologista.

Anteriormente, a instituição havia promovido modificações no concurso, publicando o Edital nº 2, o qual apresentou “detalhes sobre as especialidades, incluindo o conteúdo programático (objetos de avaliação), ajustes nas vagas e divulgação do cronograma previsto”.

Novas mudanças

A terceira versão do edital, o Edital Nº3, traz o resultado do sorteio público para reserva de vagas de pessoas autodeclaradas negras e pessoas com deficiência (PcD).

A comissão do concurso fez sorteios em sessão pública para a reserva das vagas. O resultado a reserva 12 vagas para pessoas autodeclaradas negras, sendo dez para o cargo de pesquisador, distribuídas entre os perfis P45, P10, P17, P06, P13, P04, P02, P20, P22 e P16, e duas vagas para o cargo de tecnologista, distribuídas para os perfis T07 e T05.

Já para pessoas com deficiência (PcD) foram sorteadas quatro vagas, sendo três para o cargo de pesquisador, distribuídas entre os perfis P29, P43.2 e P46, e uma para o cargo de tecnologista, perfil T12.

Inscrições

O novo documento também estabelece novas datas para as inscrições e novo prazo para envio de documentação para isenção da taxa de inscrição.

De acordo com os ajustes no edital, o período de inscrições e de solicitação da isenção de taxa de inscrição será das 10h do dia 18 de dezembro de 2023 às 18h do dia 15 de janeiro de 2024, no horário oficial de Brasília (DF).

Vagas

Para o concurso do Inpa estão previstas 63 vagas, 51 são para pesquisador adjunto e 12 para tecnologista pleno.

As oportunidades estão distribuídas em áreas e linhas temáticas de atuação do Inpa, instituição referência em estudos de biologia tropical sobre a biodiversidade da Amazônia, ecossistemas e mudança climática, além de formação de mestres e doutores para atuar com questões amazônicas e contribuir com ações para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Remuneração

As remunerações previstas no edital variam de R$ 10.153,05 a R$ 14.274,86.

Editais e outros documentos

É possível acompanhar o novo concurso neste link.

Confira os editais publicados até agora:

  • Leia o Edital nº 3 (novo edital) aqui
  • Leia o Edital nº 2 (novo edital) aqui.
  • Leia o Edital nº1 aqui.