Um jovem, de 24 anos, foi preso nesta segunda-feira (25) pelo crime ambiental de caça ilegal profissional. Na ocasião, foram encontradas aproximadamente quatro toneladas de quelônios, provenientes do crime. A prisão ocorreu em Canutama (a 619 quilômetros a sudoeste de Manaus). Na ocasião, foi realizada a soltura dos animais de volta para o rio.
Conforme o delegado Armando Diadosk Júnior, da 62ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Canutama, as investigações iniciaram quando a equipe policial recebeu denúncias informando que um barco estava transportando uma grande quantidade de quelônios, capturados de forma ilegal.
“Durante as diligências, em conjunto com a Polícia Militar, conseguimos localizar a embarcação nas proximidades do distrito de Belo Monte, na zona rural de Canutama. Constatamos que, em seu interior, havia cerca de 254 quelônios vivos, um tracajá morto e mil ovos dos animais”, relatou o delegado.
Ainda segundo o delegado, a estimativa é que o barco transportava aproximadamente quatro toneladas de animais. Na ocasião, foi realizada a soltura dos animais de volta para o rio.
“O homem foi autuado em flagrante no distrito de Belo Monte e conduzido até a 62ª DIP para os procedimentos”, concluiu o delegado.
Procedimentos
O indivíduo responderá pelo crime ambiental de caça ilegal profissional e permanecerá à disposição do Poder Judiciário.