A cidade de Manaus experimentou uma intensa chuva na madrugada desta terça-feira (07/11), após dias de fumaça prejudicando as condições do ar e à saúde das pessoas.. A última precipitação registrada na capital ocorreu em 22 de outubro. Desde então, a cidade tem sido encoberta por uma densa fumaça, cuja origem se deve às queimadas no Pará, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) prevê que a estação chuvosa na região do Amazonas em 2023 deva começar em dezembro. No entanto, alerta que o El Niño contínuo pode reduzir a formação de nuvens e os níveis de precipitação, resultando em chuvas abaixo da média histórica da região.
Qualidade do ar
Nas informações do aplicativo Selva, a qualidade do ar em Manaus, após a chuva, está entre “boa” e “moderada”, com alguns pontos registrando “ruim”.
O registro do dia 4 de novembro apresentou, segundo o World Air Quality Index, o ar em localidades da capital classificado como “insalubre” e “perigoso” para saúde.
Pelo aplicativo Selva, o ar estava como “muito ruim” e “péssimo”.