Manaus, 23 de agosto de 2025

A Marinha do Brasil mobilizará, na quarta-feira (8/5), o maior navio de guerra da América Latina para prestar assistência à população do Rio Grande do Sul, duramente afetada pelas intensas chuvas desde domingo (28/5). O objetivo é participar dos esforços de resgate de pessoas isoladas e facilitar o transporte de suprimentos em regiões alagadas.

Partindo do Rio de Janeiro em direção ao RS, o navio Capitânia da Esquadra será acompanhado por oito embarcações de médio e pequeno porte, além de duas estações móveis para tratamento de água. Em uma ação anterior, no dia 30, a Marinha já havia despachado oito lanchas para a região. Na quarta-feira, outra embarcação carregada de doações também seguirá para o estado gaúcho.

De acordo com informações do G1, a Marinha planeja ainda o envio de 40 veículos e 200 militares para colaborar na desobstrução de ruas, além de equipes de saúde compostas por médicos e enfermeiros. Nesta terça-feira (7), três aeronaves serão deslocadas para o Rio Grande do Sul.

Publicidade

Até segunda-feira (7), o governo gaúcho confirmou o óbito de 85 pessoas devido às chuvas no estado, com outras quatro mortes ainda sob investigação para determinar sua relação com os eventos meteorológicos. O Rio Grande do Sul registra também 134 pessoas desaparecidas e 339 feridas.

O último boletim da Defesa Civil aponta que 201,5 mil pessoas estão desabrigadas, sendo 47,6 mil em abrigos e 153,8 mil desalojadas (alojadas em residências de familiares ou amigos). Dos 497 municípios do RS, 385 relataram problemas decorrentes das tempestades, afetando 1,178 milhão de pessoas.

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.