Manaus, 14 de julho de 2024

Iniciada em março, a obra de contenção de erosão na comunidade Parque das Tribos, no bairro Tarumã, zona Oeste, chega a 50% dos serviços executados pela Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). Quatro frentes de trabalho atuam na implantação de drenagem profunda, construção de escada hidráulica, assentamento de vegetação no talude e reconstrução de calçada, meio-fio e sarjeta.

Em vistoria ao trecho de obras na última segunda-feira, 12/6, o secretário Renato Junior anunciou o asfaltamento total do perímetro da comunidade. “O prefeito David Almeida determinou que a Seminf dê um ‘banho de asfalto’ no Parque das Tribos 1, porque as ruas estão em solo natural, nunca teve asfalto nesta região. Vamos finalizar a intervenção por aqui, com recapeamento total das vias”, assegurou.

De drenagem profunda, as equipes implantaram 150 metros de linha de tubulação. O projeto prevê a instalação de 300 metros de tubos e 20 caixas e bocas de lobo. Na parte de drenagem superficial, 2 quilômetros de calçada, meio-fio e sarjeta foram reconstruídos.

No talude, as equipes finalizam o plantio de vegetação. Além disso, quatro escadas hidráulicas serão implantadas no talude, para dar maior vazão às águas da chuva. A obra está prevista para ser finalizada em 45 dias.

“Retornamos para acompanhar esses avanços, com a erosão em fase final da obra de contenção e, ainda, com 50% da linha de tubulação da drenagem implantada. Há pouco mais de um mês, fomos recebidos pelos indígenas que moram aqui e vimos uma área com duas erosões grandes”, afirmou Renato Junior.

O titular da Seminf afirmou que, com o trabalho, o meio-fio está assentado e a erosão praticamente contida. “A determinação do prefeito é para realizarmos essa obra em tempo recorde e, por isso, terceirizamos todo o serviço nessa área, que, em breve, estará restaurada” complementou.

— — —

Texto – Alessandra Taveira/Seminf

Fotos – Divulgação/Seminf