Um vídeo da influenciadora brasileira Marina Guaragna viralizou nas redes sociais nesta semana ao mostrar um método de pagamento da China, no qual é necessário apenas usar a palma da mão para concluir as transações financeiras.
A ferramenta foi desenvolvida pela empresa Tencent, mesma responsável pelo aplicativo de conversas WeChat. Implementada recentemente, a tecnologia chamada de Weixin Palm Payment está disponível na parte sul do país e usa câmeras infravermelhas para analisar a biometria e as veias da mão de cada pessoa.
Até mesmo turistas podem utilizar o método de pagamento, por meio de cadastro em um dos totens da empresa, que, antes de escanear a mão, solicita nome, telefone, número do passaporte, uma conta ativa no aplicativo WeChat Pay e um cartão de crédito ou débito vinculado.
Na China, a tecnologia é utilizada para pagamento em mercados, lojas e até mesmo no metrô.
O país asiático não é o único que conta com a inovação. Em setembro de 2020, foi lançado nos Estados Unidos o aplicativo Amazon One, um sistema de pagamento da Amazon que também se baseia na biometria da mão.
Até o momento, o método americano só pode ser utilizado nas lojas físicas da empresa, na rede Whole Food Market e em estabelecimentos parceiros. Para utilizá-lo, é necessário baixar um aplicativo e escanear a palma com um celular.