Manaus, 14 de julho de 2024

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) conta com o Departamento de Controle e Avaliação (DCA), criado para dar atenção à saúde e ao bem-estar dos servidores lotados na instituição. Dentro do DCA, está inserido o núcleo de atendimento psicológico, voltado para o autocuidado com a saúde mental.

Conforme a diretora do DCA e investigadora de polícia, Disney Pereira Bragança, o atendimento do núcleo de psicologia, situado na sede da Delegacia Geral, avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste, funciona mediante agendamento e conta com cinco profissionais da área.

“O acompanhamento pode ser de curto ou longo prazo, a depender da situação do paciente e da ajuda solicitada por ele. É importante ressaltar que buscamos não centralizar o atendimento apenas nas consultas, motivo pelo qual realizamos palestras e ações sociais de conscientização tanto dentro da Delegacia Geral, quanto para o público externo”, explicou.

De acordo com a diretora do Departamento, em alusão ao Setembro Amarelo, os servidores do DCA atuaram de forma intensa em visitas às delegacias da capital, levando informativos aos policiais civis e servidores sobre o trabalho do núcleo de atendimento psicológico e a importância de procurar ajuda especializada, caso necessária.

“Deixamos a todo o efetivo da Polícia Civil o convite para que nos procure caso precise de ajuda. No DCA, você será muito bem vindo e acolhido, seja o que for que esteja procurando”, enfatizou.

Sinais de alerta

Disney destacou alguns sinais necessários para estar atento quando se trata de autocuidado com a saúde mental: pequenas mudanças de hábitos, como atividades rotineiras, que antes eram prazerosos em exercer, e agora não se sente mais à vontade; desânimo; alterações de humor; falta de sono e apetite.

(Foto: Beatriz Sampaio/PC-AM)