Manaus, 21 de novembro de 2024

Os preços do petróleo recuaram nesta sexta-feira, após uma rápida alta de mais de 3 dólares, à medida que o Irã minimizou os ataques israelenses em seu território, sugerindo a possibilidade de uma redução das hostilidades no Oriente Médio.

Os futuros do petróleo Brent caíram 0,66 dólar, ou 0,76%, para 86,45 dólares o barril por volta de 9:25 (horário de Brasília). Enquanto isso, o contrato intermediário mais ativo do oeste do Texas nos Estados Unidos diminuiu 0,67 dólar, ou 0,82%, para 81,43 dólares.

Embora explosões tenham sido ouvidas na cidade iraniana de Isfahan nesta sexta-feira, sendo descritas por algumas fontes como um ataque israelense, Teerã minimizou o incidente, indicando a ausência de planos de retaliação. Essa resposta, por sua vez, amenizou as preocupações sobre uma possível escalada para uma guerra regional.

Os recentes eventos, incluindo os ataques de drones iranianos a Israel em 13 de abril e os ataques aéreos israelenses em Damasco no início de abril, parecem ter sido mais sobre demonstrar disposição de ação do que sobre provocar uma guerra iminente, observou Joshua Mahony, analista-chefe de mercado da Scope Markets.

Os investidores têm acompanhado de perto as reações de Israel aos recentes acontecimentos, enquanto os preços do petróleo experimentaram uma queda de mais de 4% desde segunda-feira, projetando a maior perda semanal desde fevereiro.