Manaus, 3 de dezembro de 2024

Dois homens, de 40 e 31 anos, foram presos e mais de 58 quilos de entorpecentes, entre cocaína e pasta-base de cocaína, foram apreendidos, na manhã desta segunda-feira (26). A apreensão foi realizada pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), durante abordagem a uma embarcação, na Base Fluvial Arpão 1, em Coari (a 363 quilômetros de Manaus), no escopo da operação Águas Seguras, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).

Conforme o major Thiago Viana, da PMAM, as equipes abordaram a lancha Glória de Deus, por volta das 10h. A embarcação havia saído de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus) com destino à cidade de Manaus. “Nesta mesma embarcação, já havíamos apreendido drogas na semana passada, que juntos totalizam prejuízo de cerca de 8 milhões ao crime”, lembrou o major.

Durante a abordagem, na Base Arpão, a cadela Havana da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CipCães) sinalizou a presença de substâncias entorpecentes, no interior do porão da embarcação. Aos policiais, uma testemunha informou que a droga havia sido escondida por parte da tripulação.

Após a verificação, os policiais encontraram 51 tabletes de substâncias, sendo 40 de cocaína e 11 de pasta-base de cocaína.

A tripulação da lancha e todo o material ilícito foram encaminhados para a Polícia Civil (PC-AM), que integra a unidade fluvial. Com a apreensão, a SSP-AM calcula um dano de R$ 4.062.250 milhões ao crime.