Manaus, 3 de dezembro de 2024

A Polícia Militar do Amazonas cumpriu, na manhã desta quarta-feira (12), uma ordem de reintegração de posse na comunidade Santa Maria, bairro Armando Mendes, Zona Leste de Manaus. A quantidade de pessoas que moravam no local não foi informada pelas autoridades. 

A reintegração começou por volta das 6h, na comunidade que fica nas proximidades da avenida Autaz Mirim. A Secretaria de Segurança Pública usou cerca de 16 viaturas entre carros da Polícia Militar e só corpo de bombeiros. Segundo a pasta, não houve nenhum tipo de confronto entre os moradores e as autoridades.

A comunidade se instalou há cerca de três meses em uma área privada. Os representantes dos donos acompanharam o processo, mas não quiseram falar com a equipe de A Crítica. O advogado, que pediu reservas sobre a identificação, afirmou que a reintegração, autorizada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas, foi a última alternativa depois de três notificações anteriores, sem resposta por parte dos moradores. 

A quantidade de casas de madeira que foram derrubadas não foi informada, bem como o número de moradores do local. Em alguns vídeos que circulam pelas redes sociais, essas pessoas gravaram a chegada das autoridades na comunidade Santa Maria. O oficial de justiça deu trinta minutos para a saída dos moradores. 

“O tempo que vocês tiveram foi 30 dias. Eu falei que ia voltar depois de 30 dias, só estou comunicando” ele diz em um trecho do vídeo.