Manaus, 22 de outubro de 2024

Um veículo de marca Porsche, modelo Boxter S, foi apreedido, na última segunda-feira, 25, em uma oficina de Manaus, no Amazonas, como parte da operação Emboabas, deflagrada no dia 20 deste mês, com foco no combate ao garimpo ilegal em terras indígenas.

Esse é o 12o carro de luxo apreendido em decorrência da Operação Emboabas. A lista inclui carros de passeio como BMW, Toyota Hilux, Mercedes Benz, Range Rover, Hyundai Creta, Honda City, Chevrolet Tracker, entre outros, e expõe a vida de luxo dos envolvidos na atividade legal, que tem causado danos ambientais de grandes proporções (especialmente à Amazônia) e afetado a vida dos povos originários que habitam as áreas tomadas pelo garimpo.

A Operação Emboabas cumpriu, no dia 20, mandados de prisão e de busca no Amazonas e em cinco estados, contra a extração ilegal de ouro em terras indígenas e leitos de rios com uso de dragas. A Operação Emboabas bloqueou mais de R$ 5,7 bilhões em bens dos investigados.

 foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares, nas seguintes cidades:

  • Manaus, no Amazonas;
  • Anápolis, em Goiás;
  • Ilha Solteira, em São Paulo;
  • Uberlândia, em Minas Gerais;
  • Areia Branca, no Rio Grande do Norte;
  • e Ourilândia do Norte, Tucumã e Santa Maria das Barreiras, no Pará.

Também foram identificados indícios de contrabando de ouro para Europa. Uma pessoa foi presa com ouro na bagagem que seria entregue a dois norte-americanos, sócios de uma empresa em Nova Iorque.