Manaus, 25 de julho de 2024

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira, 5/6, o prefeito de Manaus, David Almeida, realizou a abertura da segunda edição da “Mostra Sustentável Manaus Verde”, evento que faz parte do “Junho Verde”, e integra um conjunto de ações ambientais que a Prefeitura de Manaus está realizando desde o dia 1º de junho por toda a cidade. A solenidade aconteceu no Centro de Convenções do Amazonas (CCA) Vasco Vasques, zona Centro-Oeste da capital.

Durante a ação, o chefe do Executivo municipal anunciou, para os próximos dias, a apresentação de um plano de ação para retirada dos flutuantes irregulares da orla do rio Tarumã-Açú. Cerca de 900 flutuantes estão na área causando degradação ambiental.

“Nós estamos trabalhando para poder diversificar ainda mais a nossa proteção ao meio ambiente. Nós temos uma decisão judicial que precisa ser cumprida. Nos próximos dias, vamos finalizar o nosso plano de ação para começar a notificar os flutuantes irregulares que têm na bacia do Tarumã-Açú, são 900 flutuantes e eu tenho certeza que nós vamos fazer a remoção de vários deles, porque muitos estão irregulares, e dessa forma nós estamos contribuindo para preservar a última microbacia da cidade. Nós estamos buscando também com essa decisão preservar os nossos mananciais”, afirmou o prefeito.

A “2ª Mostra Sustentável Manaus Verde” tem objetivo de divulgar ações voltadas para a sustentabilidade ambiental dentro da capital amazonense, reunindo órgãos públicos, empresas, instituições de ensino e organizações da sociedade civil em um espaço de integração, promovendo o intercâmbio de boas práticas ambientais, iniciativas e soluções sustentáveis, por meio da exposição de produtos e serviços, além da oferta de palestras.

O titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Antônio Stroski, destacou o compromisso da atual gestão com ações para preservar o meio ambiente.

“Nós estamos assumindo integralmente toda agenda ambiental de Manaus. O prefeito anunciou uma operação prática, o início da notificação dos flutuantes, mas nós teremos ainda o anúncio de projetos estruturantes no igarapé do Mindu, além de outros eventos de extrema importância, como o ‘Manaus Sem Fumaça’, e com essas ações a gente quer conscientizar a população”, completou o secretário.

O evento inicia nesta segunda-feira e prossegue até a próxima quarta-feira, 7. Nos dias 6 e 7, a Mostra funcionará das 10h às 20h. As inscrições podem ser realizadas no site: https://www.sympla.com.br/evento/2-mostra-sustentavel-manaus-verde/2001345.

— — —

Texto – Beathriz Torres / Semcom e Divulgação / Semmas

Fotos – Aguilar Abecassis e Dhyeizo Lemos / Semcom