Manaus, 21 de julho de 2024

O prefeito de Manaus, David Almeida, acompanhado pelo titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Renato Junior, visitou nesta quinta-feira, 15/6, a comunidade Vila Nova, no bairro Mauazinho, zona Sul da capital, para dar a ordem de serviço para o início das obras de pavimentação na área, que nunca recebeu asfalto.

Na ocasião, o chefe do Executivo municipal afirmou que os serviços serão iniciados de forma célere. “Na segunda-feira a gente entra aqui com as máquinas. Nós vamos iniciar uma campanha intensiva para entrar em todas as áreas que não têm asfalto, e essa é a nossa prioridade, trabalhando em um menor espaço de tempo, para trazer uma melhor infraestrutura aqui para a comunidade Vila Nova”, assegurou Almeida.

A área, composta por nove ruas e becos, se mantém toda em solo natural, causando transtornos aos moradores pela precariedade da falta de serviços, especialmente em dias de chuva, quando o barro se transforma em lama.

“Estamos aqui no bairro Mauazinho, na Vila Nova, acompanhando o prefeito David Almeida, que acaba de anunciar as obras de asfaltamento nessa área que há muitos anos estava esquecida”, salientou o secretário de Obras, Renato Junior.

A engenheira responsável pelo Distrito de Obras do bairro Mauazinho, Socorro Diniz, acompanhou a visita técnica e relatou que foi iniciado um trabalho de terraplanagem para minimizar os problemas de infraestrutura nas ruas da comunidade.

“A comunidade Vila Nova é muito castigada em época de chuva, tanto na parte baixa quanto na parte alta do terreno. Os moradores sofrem com constantes alagamentos, além do processo erosivo. Há alguns meses, o prefeito David Almeida colocou uma equipe de obras para executar os serviços de terraplanagem, para melhorar a trafegabilidade, e posteriormente iniciar outros serviços, a fim de garantir a melhoria do pavimento”, afirmou Diniz.

Raimundo Vieira, 50 anos, foi um dos primeiros moradores da comunidade, e compartilha as dificuldades que enfrenta com a falta de infraestrutura no local.

“A maior dificuldade aqui é transitar. Estamos caminhando para os sete anos da comunidade, totalmente na terra firme, com zero asfalto. Quando chove, fica esse lamaçal, dificultando o acesso dos alunos em sair da comunidade para ir às escolas, hospitais e UBSs. Aqui não temos transporte coletivo, nem sistema de coleta de lixo, e a ambulância também não entra em período chuvoso”, lamentou o morador.

A comunidade Vila Nova vai receber serviços de pavimentação asfáltica em todas as vias em solo natural. A Prefeitura de Manaus visita áreas que durante muitos anos não recebem serviços de reparos. A meta é implantar um novo padrão de infraestrutura, com serviços que irão garantir trafegabilidade.

— — —

Texto – Beathriz Torres / Semcom e Rayana Coutinho/ Seminf

Fotos – Ruan Souza / Semcom