Manaus, 20 de julho de 2024

O prefeito de Manaus, David Almeida, fiscalizou nesta quarta-feira, 7/6, o avanço das obras de construção da Unidade Básica de Saúde (UBSs), localizada na avenida Abraham Benzion, no bairro Águas Claras, zona Norte. A unidade da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), será do tipo 4, como um “mini-hospital”, com capacidade para atender mais de mil pessoas por dia.

Segundo o prefeito, a unidade compõe o novo modelo de atenção básica de saúde, que tem como princípio o aprimoramento da oferta de serviços de saúde à população

“Eu tenho visitado as obras de construção dessas novas UBSs, e isso vai dar um salto significativo de qualidade na atenção primária da cidade de Manaus. Essa UBS vai se juntar a mais oito nesse mesmo porte, e a nossa meta é entregar todas até o ano que vem. As obras estão em ritmo acelerado, e isso vai fazer com que a gente amplie a cobertura da atenção básica na nossa cidade, melhorando o atendimento à população”, garantiu Almeida.

Com um padrão definido pelo governo federal, as UBSs de porte 4 têm em torno de mil metros quadrados, com dois pavimentos, divididos em ambientes que incluem recepção, sala de espera, Espaço Saúde, salas para acolhimento, preparo, vacinas, coleta, curativos, inalação e espaço para a dispensação de medicamentos com consultório farmacêutico.

As estruturas também contam com oito consultórios médicos e quatro odontológicos, “escovódromo”, espaço multifuncional e para Agentes Comunitários de Saúde (ACS), administração e gerência.

— — —

Texto – Beathriz Torres / Semcom e Divulgação / Semsa

Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom