Manaus, 23 de julho de 2024

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), lança o chamamento público para os artistas indígenas participarem da 3ª Mostra de Arte Indígena com o tema “Minha História”, como parte da comemoração do aniversário de Manaus.

O diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, ressalta que essa é a oportunidade que os artistas indígenas têm para expor seus trabalhos e manter viva a ancestralidade. “É necessário para nossa evolução nos reconectarmos com nossos ancestrais, com nossa história, com a nossa cultura. Esses dias me reuni com vários líderes indígenas e, na pauta, eles pediam oportunidade para expor sua arte e trabalho, pois bem, ela chegou”, disse.

A partir desse chamado, a prefeitura convida os artistas indígenas a apresentarem suas propostas de obras inéditas para a exposição, relativas às artes indígenas em geral, versando sobre a história ancestral, como escultura, pintura, grafismos, fotografia, sprays, cestaria, arte em tecido, alfaiataria, cerâmica, plumagem, marchetaria, trançados diversos, artesanatos variados e tantos outros produtos artísticos e culturais que traduzem a cosmovisão das diferentes etnias.

Para o presidente do Concultura, Tenório Telles, é um momento histórico, pois representa a consolidação desse projeto de resgate da memória ancestral da cidade. “É igualmente uma ação que promove nossos artistas indígenas e uma oportunidade para os novos talentos”, pontuou.

O chamamento tem o objetivo de apresentação de propostas de trabalho para a Mostra de Arte Indígena 2023, que será realizada no período de 27 setembro a 27 outubro deste ano, celebrando também a ancestralidade.

As propostas devem ser enviadas com descrição por escrito e imagens para serem avaliadas pela comissão de curadoria, no e-mail: concultura.manaus.am.gov.br, no período de 22/5 a 30/6/2023.
— — —
*Publicado em* – https://bit.ly/3OvxXIS

*Texto* – Cristóvão Nonato/Manauscult
*Fotos* – Divulgação/Manauscult

MANAUSCULT – Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos
Assessor Responsável: Emanuelle Baires – (92) 98185-5476
E-mail: [email protected]