Manaus, 14 de julho de 2024

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), divulgou, nesta sexta-feira, 2/6, o resultado preliminar de apoio aos Festivais Folclóricos nos Bairros. A publicação consta na edição 5.598, do Diário Oficial do Município (DOM) do dia 1° de junho. Das 40 propostas recebidas, 20 foram habilitadas e seguem no processo, 11 foram inabilitadas e nove desclassificadas por não apresentarem documentos no formato solicitado no edital. Os recursos poderão ser apresentados até o próximo dia 7.


O resultado preliminar também pode ser consultado no link https://bit.ly/FestivalFolcloriconosBairros. Pelo Edital de Chamada Pública nº 005/2023 até 60 propostas poderiam concorrer ao apoio de serviços de sonorização, iluminação, palco e banheiro químicos, durantes os festivais folclóricos, arraias, quermesses e demais eventos que ocorrerão por ocasião do período das festividades folclóricas.

De acordo com o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, retomar o apoio aos Festivais Folclóricos dos Bairros em 2023 foi determinação do prefeito David Almeida.

“Fizemos um ajuste financeiro nas contas da Manauscult, o que possibilitou a reserva dos recursos necessários para a retomada dos eventos juninos nos bairros de Manaus, como determinou o prefeito”, disse.

Os eventos deverão ser realizados de junho até agosto de 2023. Os recursos devem ser entregues das 8h às 17h, no Protocolo da Manauscult, localizado na avenida 7 de Setembro, 377, Centro. Já o resultado final está previsto para ser divulgado no dia 13 de junho.

Histórico

O Festival Folclórico do Amazonas teve seu início em 21 de junho de 1957, no campo do Quartel 27º Batalhão de Caçadores, estádio General Osório, em Manaus, com fomento concedido pela Prefeitura de Manaus, em parceria com o Governo do Amazonas. Quanto aos Festivais Folclóricos dos Bairros, eles aconteciam esporadicamente, quando solicitado apoio através de ofícios, desde 1960.

Somente em 2016, é que o Festival Folclórico dos Bairros ficou assegurado por meio de editais. Suspenso desde 2019, este ano, os organizadores poderão contar com apoio com serviços de sonorização, iluminação, palco e banheiros químicos para a realização das festividades nos bairros, que conta com várias atrações, dentre elas, apresentações de cirandas, danças nordestinas, quadrilhas e apresentação de tribos.

— — —
Publicado em – https://bit.ly/42kFrl4

*Texto* – Emanuelle Baires / Manauscult
*Foto* – Divulgação / Manauscult

— — —
MANAUSCULT – Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos
Assessor Responsável: Emanuelle Baires – (92) 98185-5476
E-mail: [email protected]