Manaus, 21 de julho de 2024

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e das secretarias municipais de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), de Limpeza Urbana (Semulsp) e do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), reinaugurou, no domingo, 30/7, a praça de alimentação e o anfiteatro do Jorge Teixeira, localizado na rua Lírios, bairro Jorge Teixeira, zona Leste.

A praça foi reinaugurada em grande estilo, sendo palco do 2º esquenta do “#SouManaus Passo a Paço 2023”, que reuniu atrações locais, como os artistas Guto Lima, Maykinho, Oz Bebes e palhaço Lero Lero.

O vice-prefeito e secretário-chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, esteve presente no local e reforçou a importância das mudanças que a gestão do prefeito David Almeida vem realizando. “O prefeito David tem conseguido transformar a cidade em várias frentes. A praça do Jorge Teixeira é mais um exemplo desse árduo trabalho e empenho, e tudo isso, junto ao maior evento que é o ‘#SouManaus’. A cidade está vivendo um novo tempo de transformação. Estamos aqui comemorando a reinauguração da praça e dando o pontapé no festival que, sem dúvidas, vai marcar a história cultural de Manaus”, destacou o vice-prefeito.

Rotta conheceu a nova estrutura da praça e realizou a entrega dos crachás para os permissionários, como forma simbólica de oficializá-los como servidores da Prefeitura de Manaus, pelo importante papel de prestar serviço à população manauara.

A revitalização da praça do Jorge Teixeira dispõe de nova pintura, reformas dos oito boxes, novo telhado, reforma do palco, iluminação pública, estruturas internas e externas, limpeza e ampliação dos banheiros com acesso a Pessoas com Deficiência (PcDs), além de melhorias do espaço em geral.

Segundo o titular da Semtepi, Radyr Júnior, a revitalização foi concluída em tempo recorde. “O prefeito David pediu que reformássemos o espaço aos empreendedores, e, em tempo recorde, a Semtepi, em parceria com a Semacc, reformou e entregou. Estamos interagindo com os permissionários para trazer eventos que movimentem a praça do Jorge Teixeira, que, além de bonita, é de convivência familiar”, informou Radyr.

Para a permissionária Maria Elange, de 54 anos, a revitalização da praça é motivo de felicidade, pois vai melhorar as condições do trabalho. “Desde 2018, trabalho aqui e esperava essa transformação que, finalmente, aconteceu, com a nova gestão do prefeito, o que torna muito melhor o nosso trabalho, já que anteriormente o local não tinha estrutura para trabalhar com alimentação, além dos banheiros serem decadentes, iluminação ruim, o que diminui a segurança. Com essa reforma, tudo melhorou, estou feliz, pois, com certeza, vai atrair mais pessoas e clientes”, comentou a empreendedora.

O festival

O #SouManaus – Passo a Paço 2023 é o maior evento de artes integradas do Norte e o segundo maior do país. O festival é realizado na área portuária da cidade, no centro histórico da capital, nos dias 5, 6 e 7 de setembro. “A Prefeitura de Manaus está preparando o maior #SouManaus de todos os tempos”, assegurou o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso.

— — —

Texto – Vitória Sena/Casa Civil

Fotos – Antônio Pereira/Semcom e Phil Limma/Semcom