Manaus, 25 de julho de 2024

Em 2023, pelo menos 31 mil jovens e adultos que não tinham concluído os estudos no período regular, inscritos no Exame Supletivo disponibilizado gratuitamente pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, obtiveram a certificação dos ensinos  Fundamental e Médio, entre os meses de janeiro e dezembro deste ano.

De acordo com o levantamento divulgado pela Gerência de Atendimento Educacional Específico e da Diversidade (Gaeed), do total de inscrições, 11,2 mil provas foram realizadas envolvendo os candidatos que pretendiam concluir o Ensino Fundamental e 19,8 mil interessados em receber a certificação do Ensino Médio. 

A Secretaria de Educação também aplicou provas escritas nas Unidades Prisionais (UP’s) da capital: Centro de Detenção Provisória de Manaus (CDPM I), CDPM II, Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj-RF), Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), Instituto Prisional Antônio Teixeira (Ipat), Centro de Detenção Feminino (CDF) (fechado – aberto), e para mulheres sob medida protetiva de violência doméstica.  

Há aproximadamente 47 anos sem estudar, Raimunda Silva de Souza, de 61 anos, recebeu por meio do provão eletrônico, a certificação dos ensinos Fundamental e Médio. A dona de casa contou que parou de estudar no 5°ano do nível Fundamental. 

“Eu parei de estudar quando tinha aproximadamente 14 anos e cedo passei a cuidar de filhos e família. Até que meu irmão me incentivou, me inscreveu na prova e, mesmo sem expectativa,  consegui realizar as provas dos dois segmentos e fui aprovada, uma felicidade enorme pra mim”, contou Raimunda Souza. 

A professora Rosely Araújo é uma das aplicadoras do provão eletrônico e atua no polo que funciona na Escola Estadual Luiz Padre Ruas, no bairro Zumbi dos Palmares, zona leste de Manaus. Segundo ela, na atividade presenciou inúmeras cenas gratificantes. 

“É uma felicidade enorme, pois algumas pessoas mais idosas têm até mesmo medo de mexer no computador, e nós estamos aqui para a orientar esses candidatos que se dedicam a dar um passo enorme para obter conhecimento, mesmo depois de tantos anos”, finalizou Rosely Moraes. 

Sobre a prova

Com quantidades distintas de disciplinas, as provas do Ensino Fundamental e Médio contam com oito e 12 componentes curriculares, respectivamente. Cada componente tem 20 questões, e o aluno, no processo de agendamento, pode solicitar a realização de até quatro disciplinas por turno.

As disciplinas que constam no edital do Provão do Ensino Fundamental são Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Educação Física, Inglês e Arte. E, nas provas do Ensino Médio, a grade permanece, porém, com a exclusão de Ciências, e a inclusão de Química, Física, Biologia, Sociologia e Filosofia.

Para ser aprovado, é necessário acertar o mínimo de 60% das questões, ou seja, ter uma nota igual ou superior a 6,0.  Todo o conteúdo programático está disponível no mesmo site da inscrição, examesupletivo.seduc.am.gov.br

Em caso de aprovação em todos os componentes curriculares, o candidato deve solicitar o certificado de conclusão por meio do e-mail [email protected], ou na coordenadoria regional de educação do seu município.