Manaus, 21 de julho de 2024

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (FUHAM), realizou, na quarta-feira (15/11), feriado da Proclamação da República, a 3ª Jornada de Cirurgias Dermatológicas de 2023, atendendo 30 pacientes de câncer de pele, a maioria com estado avançado da doença. As cirurgias foram realizadas no Centro Cirúrgico da Fundação Hospital Adriano Jorge, parceira nas três jornadas dessa natureza realizadas este ano. Todas as pessoas atendidas foram selecionadas do Sistema Nacional de Regulação (SISREG) pelo critério de grau de evolução da doença.

FOTOS / Daniel Jordano (FHAJ): Cirurgia no centro cirúrgico da FHAJ 2

O diretor-presidente da FUHAM, médico Carlos Chirano, ressaltou o esforço das duas instituições. “Sempre que a gente soma nossas forças para ajudar na saúde, é a população que sai ganhando. Nós temos uma boa relação institucional e pessoal com a Fundação Hospital Adriano Jorge. Em média, a gente consegue realizar, a cada evento, em torno de sessenta cirurgias. A gente agradece a colaboração dos colegas que vêm pra nos ajudar nessa empreitada e todos os servidores que contribuem para a realização dessa atividade”, afirmou Chirano, explicando que cada paciente sofre mais de uma cirurgia, dependendo da quantidade de lesões cancerígenas que tenha sido retirada da pele.

Esta jornada teve a participação de médicos, enfermeiros, farmacêutico, assistente social e pessoal administrativo das duas instituições.

FOTO /Arnoldo Santos (FUHAM): Diretor-presidente da FUHAM, Carlos Chirano, vendo paciente, antes da cirurgia

Da mesma forma, o diretor-presidente da FHAJ, médico Ayllon Menezes de Oliveira, falou sobre a atuação conjunta das fundações. “Isso, a gente faz para atender as necessidades de saúde da população do estado do Amazonas, como apoio da Secretaria de Saúde. A gente desenvolve todas as atividades de saúde que puderem ser realizadas pra oferecer de novo qualidade de vida à população do estado”, afirmou o diretor-presidente da FHAJ.

Esforço válido

O agricultor Sebastião Barroso, de 50 anos, veio de Anori, município do rio Solimões, distante 234 km de Manaus em linha reta. Acompanhado da irmã, saiu do Hospital Adriano Jorge, hoje, com duas lesões cancerígenas retiradas. Estava alegre pelo que chamou de “bênção”, ter passado pelo procedimento cirúrgico no meio de tanta necessidade que a seca dos rios tem causado.

“Agradeço muito meu médico do Alfredo da Matta, que me ligou avisando deste mutirão. Pra mim foi um privilégio ter vindo pra cá pra esse mutirão. (Em Anori) É muito difícil, quem tem privilégio mais, lá, é o poderoso que tem dinheiro pra pagar particular. A gente que trabalha como agricultor, a dificuldade é muito grande”, afirmou o agricultor que foi liberado logo depois da cirurgia, mas recebeu a medicação para o pós-operatório, gratuitamente.

FOTO: Daniel Jordano (FHAJ): cirurgia em sala do centro cirúrgico da FHAJ

Ação de sábado

A SES-AM, por meio da FUHAM, realiza nova atividade em forma de mutirão, neste sábado, dia 18 de novembro, dessa vez na sede do SEST SENAT, localizada na avenida Autaz-Mirim, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus.

A partir das 8h, a equipe da FUHAM fará uma ação de intensificação de consultas e exames dermatológicos, gratuita e aberta ao público. Para ser atendido, basta levar o cartão do SUS e qualquer documento de identidade, com foto.