Manaus, 21 de julho de 2024

Manaus – Militares estão entre os suspeitos que recebiam dinheiro de empresa de exportação de ouro de garimpo ilegal no município de Japurá, interior do Amazonas. De acordo com a Polícia Federal, um dos investigados é o tenente coronel do Exército, Abimael Alves Pinto. Nesta terça-feira (27), a Polícia Federal cumpriu três mandados de prisão preventiva e oito ordens judiciais de busca e apreensão nas cidades de Manaus/AM, Porto Velho/RO e Ponta Grossa/PR.

Delegada da PF, Adriano Sombra, a investigação iniciou em 2020 a partir da prisão em flagrante de duas pessoas na cidade de Ji-Paraná/RO e  com a apreensão dos aparelhos telefônicos em posse dos flagranteados, foram constatados indícios de extensa rede de exploração ilegal de garimpo na região de Japurá/AM.

“O celular dele foi apreendido e foi possível saber a existência de uma organização criminosa que se instalou na cidade de Japurá no Amazonas. As investigações conseguiram visualizar que existia um militar que estava repassando informações tanto da PF como de operações conjuntas. A região de Japurá é de difícil acesso, para chegar lá é necessário forte empenho. Quando conseguimos de fato ir, ainda existe pessoas colocando em risco tanto a segurança dos integrantes da equipe como da operação”, explicou o delegado.
O militar era lotado de Manaus e recebi uma mesada dos garimpeiros do garimpo ilegal para repassar as informações de operações. O dinheiro caiu na conta da empresa da esposa dele que está foragida. Além dele, outros militares são investigado por participação no crime.

A oepração combate crimes contra o Meio Ambiente e a União, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Com o objetivo reprimir os crimes de usurpação de bem público da União, crime ambiental de extração de bem mineral sem autorização do órgão responsável, operar instituição financeira sem autorização, crime ambiental de utilização de substância perigosa ou nociva à saúde ou ao meio ambiente (mercúrio/cianeto), organização criminosa e lavagem de capitais.

Fonte: D24am.